terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como era o sexo na Antiguidade?



Na Antiguidade, a prostituição era regulamentada, o divórcio começou a existir e havia até deuses do sexo! Os documentos da Idade Antiga, que vai de 4000 a.C. ao século 5 d.C. de acordo com a datação convencional, mostram curiosidades sobre a vida sexual de povos como gregos, romanos e egípcios. Os romanos, por exemplo, prezavam tanto o sexo que havia uma lei para desincentivar o celibato: a solteirice e a falta de filhos eram punidos, e as pessoas cheias de herdeiros tinham privilégios. Foi também na Idade Antiga que os conhecimentos científicos sobre o rala-e-rola começaram a se aprimorar com Hipócrates, considerado o pai da medicina. Os romanos também estudavam o corpo humano e já conheciam algumas doenças venéreas, como a gonorreia, termo cunhado por Galeno no século 2. Mesmo assim, algumas crendices sexuais bizarras permaneciam. Na Grécia, por exemplo, acreditava-se que o contato com uma mulher menstruada faria o vinho novo ficar azedo e faria as árvores não dar mais frutos. :-() 






À MODA ANTIGA
Prostituição e homossexualidade eram comuns, mas havia leis severas para punir abusos





Os gregos e romanos eram monogâmicos – no império de Diocleciano, emRoma, a bigamia foi declarada ofensa civil. Mas os grecoromanos descobriram que o amor não é eterno: foi nessa época que surgiu o divórcio. Na Romaarcaica, as mulheres adúlteras podiam ser condenadas à morte – isso só mudou após uma lei do imperador Augusto, que trocou a pena para o exílio. 
POSIÇÕES
Em Roma, as posições sexuais apareciam em pinturas, mosaicos e objetos de uso cotidiano, como lamparinas, taças e até moedas. Em uma face, ficava a posição sexual, e, na outra, um número. Para alguns historiadores, as moedas eram fichas de bordel, e as posições com penetração tinham números maiores, indicando que poderiam ser mais valorizadas.
MASTURBAÇÃO
Nada de condenar o sexo solitário: na Grécia e na Roma antigas, a masturbação era vista como natural. No Egito, a masturbação era até parte do mito da criação. Um dos ditos piramidais afirma que Aton, o deus do Sol, teria criado o deus Shu e a deusa Tefnut através do sêmen de sua masturbação! 
HOMOSSEXUALIDADE
Casais de homem com homem e mulher com mulher eram comuns na Grécia. Havia até mitos para explicar a origem da pederastia, a relação entre homens maduros e jovens: o primeiro dizia que Orfeu, um dos seres da mitologia grega, acabou se apaixonando por adolescentes depois que sua mulher, Eurídice, morreu. Outra lenda afirma que a pederastia começou com o músico Tamíris, que foi seduzido pelo belo Jacinto.
CIÊNCIA
O grego Hipócrates, pioneiro da medicina, achava que o útero poderia deslocar-se pelo corpo da mulher em busca de umidade e poderia chegar até o fígado! Mas ele também deu bolas dentro: calculou a duração da gravidez em 10 meses lunares (cerca de 290 dias do nosso calendário), tempo parecido com os 9 meses atuais, e prescreveu semente de cenoura como anticoncepcional e abortivo.
PAQUERA
Os galanteios dos romanos seguiam um manual: o livro A Arte de Amar, do poeta Ovídio, escrito entre 1 a.C. e 1 d.C. Entre as dicas dadas pelo escritor, estava o uso do goró: "O vinho prepara os corações e os torna aptos aos ardores amorosos". Ovídio também incentivava a galera a melhorar o visu: “Esconda os defeitos e, o quanto possível, dissimule suas imperfeições físicas".
NO TRIBUNAL
A legislação sexual da Roma antiga era polêmica! Eram puníveis com a morte: adultério cometido pela esposa, incesto e relação sexual entre uma mulher e um escravo. No estupro, a punição sobrava até para a vítima – se não gritasse por socorro, a virgem poderia ser queimada viva! Entre as penas leves, estava a apreensão de propriedades de quem fizesse sexo anal. No Egito, o adultério era mau negócio: os homens eram castrados e as mulheres ficavam sem o nariz.
Regras para sexo pago eram diferentes na Grécia e em Roma



As moças da vida não eram todas iguais – elas seguiam uma hierarquia. A maioria delas era escrava, mas havia também mulheres vendidas aos bordéis pelos pais ou irmãos.



CLASSE ALTA
Prostitutas de primeira classe, com treinamento intelectual e cultural.



CLASSE MÉDIA
Tocadoras de flauta e dançarinas, especialistas em ginástica e sexo oral. Eram imigrantes.



CLASSE BAIXA
Vendidas pela família, ganhavam mal e tinham poucos direitos.



Registradas e pagadoras de impostos, as prostitutas se vestiam com tecidos floridos ou transparentes, e, por lei, não podiam usar a estola, veste das mulheres livres, nem a cor violeta. Os cabelos deviam ser amarelos ou vermelhos. O lugar mais comum de trabalho delas era sob arcos arquitetônicos: a palavra fornicação vem do latim fornice, que significa arco.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br
por Marina Motomura

13 comentários:

  1. Olá amigo..
    Descobri o seu site sem querer e o achei muito interessante. Resolvi então, enviar esse e-mail falando um pouco sobre o nosso agregador de links.
    Como Funciona?
    1º - Vc acessa o site: www.atoananet.com.br
    2º - Vc pega um banner nosso em SEJA PARCEIRO e adiciona em seu site.
    3º - Vc cadastra o seu site em SEJA PARCEIRO
    4º - Vc envia dicas de links, qtas quiser por dia, em ENVIE SEU LINK
    5º - Se seu link for aprovado, entrará a meia noite, e receberá várias visitas!

    Espero que resolvam usar o nosso sistema e os divulguem aos seus amigos! ^^
    Sucesso!
    Nanda - www.atoananet.com.br

    ResponderExcluir
  2. entraÊ

    http://cafeinalol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante.
    Sobre certos assuntos como prostituição e homossexualismo, a Idade Média parece ser mais avançada do que os tempos modernos.

    ResponderExcluir
  4. Jornalismo independente: Acompanhe as últimas notícias em tempo real
    Acesse http://brasilinformado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Para complementar o seu post, veja tambem:
    O CHIFRE QUE EU LEVEI

    Do Maior Corno do Brasil
    hauhauhuauahua

    ResponderExcluir
  6. Só uma correção pro anônimo aí de cima, o post é sobre a idade antiga e não sobre a idade média. Na idade média é que a coisa desandou.

    Mas concordo, na idade antiga as pessoas sabiam como viver de verdade :).

    ResponderExcluir
  7. Excelente!

    Esperamos mais posts assim!

    ONE

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post
    muita coisa eu não sabia
    parabéns

    ResponderExcluir
  9. Anônimo 2 ,então quer dizer que liberar a sacanagem quer dizer que é ser avançado.

    ResponderExcluir
  10. Pensador, a nossa visão de sacanagem é absurdamente diferente da visão da época citada.
    E sim, eu acredito que a sociedade desta época era muito melhor organizada do que a nossa.
    Hoje em dia:
    Mulheres dançam uma música dizendo que são piranhas e cachorras... Mas se você as chamar assim, leva um soco.
    O marido que tenta manter a boa aparência no camento, mas trai a mulher.
    Pessoas que matam outras pessoas por suas opções sexuais...
    As pessoas se pegando por aí em festas e com mais de uma pessoa e fazendo sexo com desconhecidos...
    Sinceridade? Não vejo avanço algum na época em que vivemos. Nos tornamos simplesmente mais hipócritas

    ResponderExcluir
  11. Vocês estão viajando, precisam ler mais sobre história. Nunca ouviram falar das tão famosas orgias da Roma antiga? Na Grécia ser homossexual era normal, a maioria era. Agora já na idade média o medo do castigo divino imposto pela religião católica repressora faziam as pessoas fazerem sexo até de roupa, só para o fim de procriar mesmo. Não é atoa que é conhecida como idade das trevas.

    ResponderExcluir
  12. Ganhe dinheiro escrevendo
    Quer ganhar dinheiro escrevendo?
    Trabalhe com a gente escrevendo, revisando, fazendo ilustrações, ou simplesmente vendendo nossos serviços. A BGW é uma empresa líder do mercado, ela escreve a história da sua empresa, da sua família, da sua cidade,ou qualquer tipo de texto. Consulte nossos preços.
    brasilghostwriter.tk

    ResponderExcluir