domingo, 2 de janeiro de 2011

Bruce Lee - O Maior Artista Marcial de Todos os Tempos



Nascido no dia 27 de novembro de 1940 em São Francisco, Califórnia, Bruce era filho de artistas chineses que trabalhavam na Ópera Chinesa. Com três meses de idade voltou para Hong Kong com sua família e lá ficou até o fim de sua adolescência. Ele tinha 4 irmãos e teve uma infância rica e privilegiada em Hong Kong. Treinou Tai Chi com seu pai desde a infância e treinou Wing Shun dos 16 aos 18 anos com o Famoso mestre Yip Man. Este logo percebeu a facilidade de Bruce para realizar os movimentos da luta e com o passar do tempo este demonstrou uma habilidade incomum para isso, porém como os alunos menos graduados são treinados pelos alunos mais graduados, muitos alunos não aceitavam treinar Bruce por ser mestiço. Uma curiosidade é que Bruce tem um avô materno alemão, portanto não era considerado chinês por alguns destes, então o próprio mestre Yip Man o treinou particularmente. Em 1959, Bruce participou de uma briga e espancou um temível membro de uma gangue e a polícia informou os pais de Bruce que sua vida corria perigo e seu pai decidir mandá-lo para os Estados Unidos. Lá formou-se em filosofia na Universidade de Washington, onde conheceu sua futura esposa com a qual teria dois filhos Brandon e Shannon Lee. Bruce fundou duas escolas de Kung Fu, uma em Seattle e outra em Oakland, e convidado por um amigo para fazer apresentações no Torneio Internacional de Karatê em Long Beach,o Dragão apresentou ao público suas flexões de dedo e o famoso soco de uma polegada, o último pode ser conferido abaixo:



Também neste evento Bruce mostrou ao mundo seu famoso soco "imparável", para isso desafiou o atual campeão mundial de Karatê, Vic Moore para tentar bloquear seu soco. Perguntando se ele estava pronto, Vic respondeu, "sim" e Bruce parou em frente a Vic e deu socos direto em seu rosto parando antes de acertá-lo. Em oito tentativas, Vic não conseguiu parar nenhum dos socos.
O vídeo desta demonstração incrível de velocidade pode ser conferido abaixo:


Depois deste torneio, Bruce foi convidado a participar de uma audição e impressionou tanto os produtores com sua agilidade que foi convidado para fazer Kato na série de Tv o Besouro Verde:


Lee participou de seu primeiro papel principal em o Dragão Chinês(1971) e depois em A Fúria do Dragão(1972). No seu terceiro filme, O Vôo do Dragão, Lee enfrenta nada mais, nada menos que "CHUCK NORRIS" no Coliseu em Roma e o final dessa incrível luta pode ser visto aqui:

Durante as gravações de seu quarto filme, Bruce Lee sentiu fortes dores de cabeça e ao tomar um remédio para dor de cabeça, ao qual era hipersensível, e devido a um edema cerebral resultante, Bruce deixou o mundo com apenas 32 anos de idade. Essa foi a explicação oficial de sua morte dada pela autópsia, mas mesmo assim até hoje sua morte é vista como um tema de controvérsia. Fato ou não, Bruce foi pioneiro na difusão do Kung Fu pelos EUA e , consequentemente, pelo mundo. Foi um lutador fantástico pela sua agilidade, técnica e eficiência. Perseverante e com personalidade extrovertida e cativante, chegou ao estrelato muito cedo quebrando preconceitos, tornando-se admirado por uma arte que sequer era conhecida nos EUA.
Mas seu legado continua e mesmo hoje Bruce ainda é considerado o maior artista marcial de todos os tempos.

Fonte:http://retalhocult.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário