terça-feira, 18 de janeiro de 2011

9 extraordinárias capacidades humanas…


Kaseiros tudo bem?! Galera seguinte, espero que gostem do post e tenham paciência para ler tudo. Infelizmente não consegui traduzir tudo direitinho, por falta de tempo e espaço =p, então tive que usar um programa de tradução. Mas como sei que são todos Homo Sapiens muito bem desenvolvidos vocês vão conseguir entender o que o artigo está dizendo certo?! =D Valeu pela compreensão  e espero que gostem do post Abs!
9 -Supertasters
As pessoas que experimentam o gosto com maior intensidade do que o resto da população são chamados supertasters. Tendo em papilas fungiformes extra (as colisões em forma de cogumelo sobre a língua que são abrangidos pela paladar) é pensado para ser a razão pela qual estas pessoas têm uma resposta mais forte a sensação de sabor. Dos cinco tipos de sabor doce, salgado, amargo, azedo e umami, a supertaster geralmente encontra amargura de ser o mais perceptível.
Os cientistas observaram primeiramente as habilidades diferentes de pessoas para saborear um composto conhecido quando um químico DuPont chamado Arthur Fox perguntou às pessoas que gosto  possuí o Phenylthiocarbamide (PTC). Algumas podem provar a sua amargura, mas alguns não conseguiram – para conseguir, elas dependiam da sua constituição genética (uma variante desse teste é agora um dos testes de genética mais comum em seres humanos). Enquanto cerca de 70% das pessoas podem saborear PTC, dois terços deles são classificados como de médio e apenas um terço (aproximadamente 25% da população em geral) são supertasters.


Supertasters, muitas vezes, não gostam de determinados alimentos, especialmente os amargas como couve, repolho, café e suco de pêra. As mulheres, asiáticas e africanas são os mais propensos a ter o maior número de papilas fungiformes que torná-los supertasters.
8 – Audição absoluta
Clique para ler o restante…
As pessoas com ouvido absoluto são capazes de identificar e reproduzir um tom sem precisar de uma referência conhecida. Não é simplesmente uma capacidade melhor de ouvir, mas  sim uma capacidade associada a sons mentalmente classificados em categorias lembradas. Exemplos incluem a identificação do campo de ruídos diária (por exemplo, buzinas, sirenes e motores), sendo capaz de cantar uma nota de chamada, sem ouvir uma referência, nomeando os tons de um acorde, ou nomeando a tonalidade de uma canção. Fazer qualquer uma dessas é um ato cognitivo – que exige a lembrar a freqüência de cada tom, e ser capaz de rotulá-la (por exemplo, ‘A’, ‘C #’ ou ‘F-apartamento “), a exposição e suficiente para a gama de som dentro de cada etiqueta. As opiniões variam quanto à afinação absoluta,  se é genética ou uma habilidade aprendida sendo fortemente influenciada por alguém pela exposição à música em fases cruciais do desenvolvimento – tanto como como a habilidade da criança para identificar as cores por sua freqüência depende do tipo e nível de sua exposição a ele .
As estimativas da parcela da população que tem ouvido absoluto, faixa de 3% da população em geral dos E.U.A, e na Europa a 8% das pessoas (da mesma área), que são músicos profissionais ou semi-profissional. Nos conservatórios de música no Japão, no entanto, cerca de 70% dos músicos têm ouvido absoluto. Parte da razão para esse percentual significativamente maior pode ser o ouvido absoluto, porque é mais comum entre pessoas que cresceram em uma tonal (mandarim, cantonês e vietnamita) ou de acento tonal (japonês) ambiente de linguagem. O breu absoluto também é mais comum naqueles que são cegos de nascença, tem Síndrome de Williams, ou uma perturbação do espectro do autismo.
7 – Tetrachromacy
Tetrachromacy é a capacidade de ver a luz a partir de quatro fontes distintas. Um exemplo disto no reino animal é o peixe-zebra (Danio rerio), que pode ver a luz do vermelho, verde, azul, e as seções ultravioleta do espectro da luz. O Tetrachromacy  True acontece em humanos mas é muito mais raro porém, acontece – de acordo com a Wikipedia apenas dois tetrachromats possível foram identificados.
Os seres humanos são normalmente tricomatas, com três tipos de células cone de luz que recebem, quer o vermelho, verde, azul ou parte do espectro de luz. Cada cone pode pegar cerca de 100 graduações de cor e o cérebro combina as cores e graduações de modo que há cerca de 1 milhão matizes distinguíveis colorir o mundo. Um verdadeiro tetrachromat com um tipo de cone extra entre o vermelho eo verde (na faixa laranja) que, teoricamente, pode ser capaz de perceber 100 milhões de cores.
Como supertasting, tetrachromacy é pensado para ser muito mais comum em mulheres do que homens – estimativas variam de 2 – 3% a 50% das mulheres. Curiosamente, a “cor-cegueira” nos homens (muito mais comum do que nas mulheres) pode ser herdada de mulheres com tetrachromacy.
6 – Ecolocalização
Ecolocalização é como os morcegos voam em florestas escuras – que emitem um som, aguardam o retorno do eco, e o usam e recebem esse som do eco em cada orelha. Surpreendentemente (bem, talvez não nesta lista!), Os seres humanos também são capazes de utilizar ecolocalização. Uso de ecolocalização é provavelmente restrita a pessoas cegas, porque leva muito tempo para dominar e sensibilidade ao som refletido.
Para navegar através de ecolocalização uma pessoa activa cria um ruído (por exemplo, batendo um bastão ou clicando a língua) e determina os ecos de onde os objetos estão localizados em torno deles. Pessoas hábeis em muitas vezes podem dizer qual objeto é, qual o tamanho , e sua densidade. Os seres humanos não podem fazer ou ouvir as frequências mais altas que os morcegos e golfinhos, que podem utilizar apenas as imagens dos objetos que são relativamente maiores do que os “visto” por ecolocalização dos  animais.
Pessoas com a capacidade de ecolocalização incluem James Holman, Daniel Kish, e Ben Underwood. Talvez o mais notável e bem documentada dos casos é a história de Ben Underwood, que perdeu os dois olhos ao cancro da retina em três anos de idade. Ele é mostrado no vídeo acima (aviso: a cena em que ele coloca em seu globo ocular protético pode ser um pouco perturbador para alguns, mas ninguém aqu é fresco né?).
5 – Quimerismo genético
Na Ilíada, Homero descreve uma criatura com partes do corpo de diferentes animais, uma quimera, a partir deste monstro mitológico vem o nome do equivalente genético – Quimerismo. Quimerismo genético, ou tetragametism, nos seres humanos, e em outros animais, acontece quando dois óvulos fertilizados se fundem, ou embriões, no início da gravidez. Cada zigoto carrega uma cópia do DNA de seus pais e, assim, um perfil genético distinto. Quando estes se fundem, cada população de células mantém seu caráter genético eo embrião resultante torna-se uma mistura de ambos. Essencialmente, uma quimera humana é o seu próprio gêmeo.
Quimerismo em humanos é muito raro. O Wikipédia afirma que há apenas 40 casos comunicados . Testes de DNA são frequentemente usados para determinar se uma pessoa é biologicamente relacionado a seus pais ou filhos e pode detectar os casos de quimerismo quando os resultados de DNA mostram que as crianças não são biologicamente relacionado a suas mães – porque a criança herdou um perfil de DNA diferente do mostrado por um exame de sangue. Foi o que aconteceu no caso de Lydia Fairchild: testes de DNA em si mesma e seus filhos levaram o estado a pensar que ela não era realmente sua mãe.
Pessoas nascidas com quimerismo tipicamente possuem um sistema imunológico diferenciado, que os tornam tolerantes a ambas populações geneticamente distintas de células no seu corpo. Isto significa que uma quimera tem a sua disposição um número muito maior de pessoas para escolher caso precisem de um transplante de órgão.
4 -Synesthesia
Imagine associar constantemente os números ou letras com certas cores, ou ouvir uma palavra específica que provoca uma sensação especial de sabor em sua língua. Estas são duas formas de uma condição neurológica chamada sinestesia. Sinestesia é quando a estimulação de um caminho particular sensoriais ou cognitivas leva a uma sinestesia (involuntário, ou seja, não é percebido) resposta em outras vias sensoriais ou cognitivas.
Sinestesia é mais freqüentemente genético na forma de grafema (letras, números ou outros símbolos) para colorir forma de sinestesia é a mais comum. Synesthetes Outros podem experimentar sinestesia de seqüência-específicas (por exemplo, onde as datas têm uma localização precisa no espaço), a personificação linguística ordinal (quando os números têm personalidades), ou o som de cor sinestesica (onde os tons são percebidos como cores).
Apesar de a sinestesia é uma condição neurológica não deve ser pensado como um transtorno, porque geralmente não interfere com a capacidade de uma pessoa para a função. A maioria das pessoas nem sequer estão conscientes de que suas experiências de vida podem obter respostas mais sensoriais do que outros povos, e são poucos os que são consideram sinestesia ter um impacto negativo em suas vidas.
Previsões da percentagem de pessoas com sinestesia variam amplamente, de 1 em 20 para 1 em 20.000. Estudos realizados em 2005 e 2006, usando uma amostra aleatória, sugeriu 1 em cerca de 23 pessoas têm sinestesia. Exemplos de pessoas com sinestesia incluir o autor Vladimir Nabokov, o compositor Olivier Messiaen, e cientista Richard Feynman. Daniel Tammet, que é mencionado na próxima seção desta lista, é uma sinesteta (além de ser uma calculadora mental), que vê os números com formas e texturas.
3- Calculadoras Mental
O grupo mais extraordinário de pessoas vocacionadas para executar complexos cálculos mentais são aqueles que também são autistas savants. Embora existam muitas pessoas treinadas que podem trabalhar com um grande número de multiplicações (entre outros cálculos) em sua cabeça de forma extremamente rápida – em sua maioria matemáticos, escritores e linguistas – a habilidade de autistas savants inexperientes sãoas mais interessantes. A maioria destas pessoas nascem com a síndrome de savant (apenas uma estimativa de 50% das pessoas com savantismo também são autistas), que ainda é pouco compreendida, pouco se desenvolver mais tarde na vida, geralmente devido a um ferimento na cabeça. (Por favor, não martele sua cabecinha)
Há menos de 100 savants prodigiosos reconhecido em todo o mundo e os sábios com autismo que são capazes de usar técnicas de cálculo mental, há ainda menos. Pesquisas recentes sugerem que o fluxo de sangue para a parte do cérebro responsável por cálculos matemáticos de seis a sete vezes a taxa normal é um dos fatores que permite esse tipo de calculo mental.
Exemplos de pessoas com habilidades extraordinárias cálculo incluir Daniel McCartney, Salo Finkelstein, e Alexander Aitken. Tammet Daniel é um dos poucos que também são autistas savants.
2 – Memória eidética
Quando uma pessoa tem uma memória fotográfica ou total lembrança, isso é chamado de memória eidética. É a capacidade de recordar os sons, imagens ou objetos de sua memória com extrema precisão. Exemplos de memória eidética incluem o esforço de Akira Haraguchi, que recitou de memória as primeiras 100.000 casas decimais de pi e os desenhos de Stephen Wiltshire (que também é um autista savant, um filho da mãe esse cara ) – a sua recriação de Roma é mostrado no vídeo acima. Kim Peek, a inspiração para o autista (Peek na verdade não é autista) personagem Raymond Babbit no filme Rainman, também possui memória eidética – entre outras coisas, ele pode guardar cerca de 12.000 livros na memória.
Se existe uma verdadeira memória fotográfica em adultos é ainda um assunto controverso, mas aceita-se que as habilidades eidética são distribuídos uniformemente entre homens e mulheres. A pessoa também não pode se tornar um eidético através da prática.
1 – Células Immortal
Há somente um caso conhecido de uma pessoa que tenha células imortais (células que podem se dividir indefinidamente fora do corpo humano, desafiando o limite de Hayflick) e que é de uma mulher chamada Henrietta Lacks. Em 1951, 31 anos, Henrietta Lacks foi diagnosticada com câncer cervical, que morreu dentro de um ano. Desconhecido para ela e sua família (ou seja, sem o consentimento) um cirurgião tomou uma amostra de tecido do seu tumor, que foi transferida para um Dr. George Gey. Um cientista da Universidade John Hopkins Laboratório de Cultura de Tecidos, Gey propagada amostra Lacks “tecido em uma linha de células imortais – a linhagem de células HeLa (foto acima). As células do tumor de Lacks “tinha uma versão ativa da enzima telomerase (telomerase é o mecanismo pelo qual as células idade ou idade) e se proliferam rapidamente de forma anormal. No dia da morte de Henrietta Lacks,  o Dr. Gey anunciou ao mundo que uma nova era na investigação médica havia começado – aquela que poderia proporcionar a cura do câncer.
As células de HeLa foram utilizados em 1954 por Jonas Salk para desenvolver a cura para a poliomielite. Desde então, elas foram utilizadas na pesquisa de câncer, AIDS,  e para os efeitos da radiação e substâncias tóxicas, além de servir  no mapeamento de genes, dentre outras coisas.
Hoje, as células HeLa são tão comuns em laboratórios que contaminam muitas culturas de células e outros tornaram alguns estudos biológicos inválido através da sua presença. Há mais células de HeLa vivas hoje do que quando a própria dona estava viva – eles compensam sua massa física, muitas vezes. Tragicamente, ela nunca foi informada da valiosa contribuição que suas células fizeram a ciência e mesmo sua família não foi informada até muitos anos depois que suas células estavam sendo usados para fins de investigação (a decisão judicial de 1990 verificou mais tarde “O hospital como o proprietário de seus tecidos e células recolhidos).

Fonte:http://kasadojoao.wordpress.com

Um comentário:

  1. Calculadora Mental e memória eidética tornariam minha vida melhor...ou pelo menos mais fácil.

    ResponderExcluir